quinta-feira, 15 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DA CAMADA DE OZÔNIO.

Sabe-se que em volta da terra está o ozônio. Cuja caracteristica é proteger a terra contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol em direção da terra. Esses raios ultravioleta é extremamente nocivos a fauna e a flora.
Apensar de ter um função tao importante, o ozônio é encotrado em pequenas quantidades na estratosfera a altura mais ou menos de 16 até 50 quilômetros de altura.
Esse gas serve na verdade como um grande protetor da vida na terra. No entanto, esse gas é sensivel e pode ser destruido com facilidde pelo contado com clarofluorcarbono. Na antatida foi descoberto uma área ou buraco enorme onde onde o ozonio foi destruido provoncando o desgelo do continente. Logo se percebeu que onde a camada de ozonio foi destruido houve um processo de emigração de animais e almento da temperatura media e a destruição de plantas e animais pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol.
A poluição do ar é um dos mais graves problemas que o mundo pós-moderno enfrenta. Toneladas de gases são lançadas por empresas e veículos a cada momento. Esses gases como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, óxido de enxofre, hidrocarbonetos, aldeídos gás carbono e entre outros como clorofluorcarbono (o CFC), que combinados na atmosfera provocam varia reações químicas que trazem prejuízos ao meio ambiente.
Entre esses prejuízos está o fenômeno conhecido como a destruição da camada de ozônio é um deles. Entre os gases lançados na atmosfera pelas industrias e automóveis, o CFC é responsáveis diretamente por destruir a camada de ozônio, botando em perigo a vida nos ecossistemas.
Alem do que o clorofluorcarbono é um gás sintético ou seja, são gases que o homem manipula e utiliza por não ser inflamável e de baixa toxidade. Mas seu uso no ambiente de forma indiscriminada e sem os devidos conhecimentos científicos, trouxe sérios problemas ao meio ambiente, podendo ate colocar a vida do planeta em extinção.
O CFC é usado na forma de splay em vidros de perfumes e em outros recipientes. Sua formula aerossol é lançado na atmosfera quando escapa dos motores de geladeiras, do ar condicionado dos veículos e pela industria.
O CFC depois de liberados no ar, leva cerca de oito anos para chegar à estratosfera. Onde atingido pela radiação ultravioleta, se desintegram e liberam cloro. O cloro por sua vez, reage com o ozônio quebrando suas moléculas e por conseqüência é transformado em oxigênio (O2). O problema é que o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. Portanto o CFC é um gás maléfico ao meio ambiente.
As consequencias da destruição da camanda de ozônio vai desde a incidencia de cancer de pele no homem até a desertificação da vegetação; fuga de animais para outro ambientes por conta do calor e da radiação solar a que esto expostos. Alem do que almentam as consequencias do efeito estufa.
O homem pós-moderno deve buscar outras alternativas que não seja o CFC para uso industrial, se não de outra forma, estaremos levando o planeta e uma destruição sem precedentes.

Um comentário:

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...