quinta-feira, 15 de abril de 2010

OS BIOMAS BRASILEIROS E SUAS INTERDEPENDÊNCIAS

Nosso país possui um território muito vasto e biomas diversos. Caatinga, mata atlântica, cerrado, campos sulinos, pantanal, zona costeira são alguns dos biomas encontrados em nosso território.
O clima em nosso país influencia muito a vegetação e por termos um território amplo, por conseqüência, temos varias zonas climáticas. Entre elas podemos encontrar trópico úmido no norte, onde ocorre um alto índice de pluviosidade. Já no nordeste chove pouco e vento muito forte provocando um clima semi-árido. Já no sul do país o clima é ameno super úmido.
Apensar desses fatores climáticos, pode se dizer que nossos biomas estão adaptados e interligados ou pelas variações climáticas, ou pela relação da biota com fatores abióticos.
Os biomas brasileiros em certo grau, são mais ou menos harmônicos. Pois entre eles existem as zonas de transição que são permite a mistura entre as espécie que vivem ali. É essa zona de transição que permite intercâmbios entre as espécies permitindo a oxigenação genética. Assim temos os seres vivos cumprir sua função e sem sofrem variações em sua estrutural natural.
Concluímos dizendo que os seres de cada bioma estão adaptados e se relacionando dentro si e cumprindo sua função de fotossíntese, respiração e reprodução num ambiente favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...