terça-feira, 31 de maio de 2011

TECNOLOGIA A GUERRA POR TERRA RARA COMEÇOU

                 Nossa geração é aquela que crer na tecnologia como ferramenta de reparo contra a degradação dos recursos naturais. A tecnologia é uma realidade em nosso tempo. Mas será que podemos contar com ela para gerenciar nossas mazelas ambientais? Você já viu uma maquina de reflorestamento? Já vi maquina de extração de arvores, mas de reflorestamento ainda está por ser inventada. Enquanto isso não acontece, a tecnologia avança muito mais na área da produtividade do que para a sustentabilidade. Ao menos é o que me parece. Basta olharmos as engenharias de hoje na área de fertilidade, do plantio ou na produção industrial. Elas estão mais voltadas ao consumo de recursos naturais do que renova-los. São maquinas de ponta dizem, mas, prontas para gastar os recursos existentes sem aplicar o necessário princípio de sustentabilidade. Assim a tecnologia parece avançar (ou só parece?) muito mais sobre os recursos naturais do que na área de preservação dos mesmos.
             É certo que a vida no campo ganhou maior vigor e agilidade na produtividade. No entanto, veja que a maior evolução que podemos ter em nossos dias ainda é a educação. É nela que devemos investir nossos esforços pois o melhoramento da educação ambiental precisa ser urgente. Mas precisamos formular uma educação que conscientiza, mobiliza e leva as pessoas a incluir no dia-a-dia hábitos sustentais.
            O uso de novas tecnologias não pode tornar a sociedade cega no que diz respeito à sustentabilidade. Ao contrario ele tem que vir forte para começar a inserir valores ainda maiores de consciência ambiental. Consciência de consumo adequando e sem desperdícios, pois a guerra pelos recursos naturais disponível já começou e logo a demanda por novas tecnologias demanda também a extração de recursos de terras raras.
              O mundo tecnologico precisa de minerais não ferrosos para alimentar suas fabricas. As chamadas terras raras que contém material preciso no fabrico de produtos de alta tecnologia. Essas terras possuem muitassubstancias de aplicação que vai desde os ímãs, carros elétricos ate aos painéis solares. portanto, o mundo possuie uma total dependencia das terras raras. No entanto, a procura por esse tipo de material pela naçoes industralizadas dará inicio uma nova guerra. A guerra por terras raras. Se você ainda não leu ainda sobre o assunto é só esperar um tempinho e veremos como essa guerra vai se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...