quarta-feira, 25 de maio de 2011

MEIO AMBIENTE, SUSTENTAR É UMA AÇÃO PARA TODOS.

Sustentar é preciso. Todos nós precisamos praticar ações necessárias para economizar ou reduzir desperdícios dos recursos naturais.
            Não sabemos ate quando nosso planeta aguentará nossa ignorância no trato dos recursos naturais. Basta olharmos no dia a dia o descaso que fazemos com nossa agua. Pareci-me que mais de 10% de nossa agua potável serve como vassoura para varrer calçadas e ruas.  Essa situação aumenta a carga de consumo. Por falta de cuidados simples como varrer a rua com vassoura ao invés de usar jato de agua para remover o lixo à vida humana pode desaparecer do planeta terra.  
Nossa civilização dorme em berço esplendido consumindo recursos naturais de forma irresponsável. Como se esses recursos fossem infinitos sem possiblidade da falta.  Essa realidade nos leva ao declínio ambiental. As civilizações precisam repensar um novo formato de produzir e de consumir bens e serviços que leve em consideração às cadeias da sustentabilidade.
O que poderá nos ajudar a combater a eminência de miséria ambiental? Com certeza a reeducação ambiental da sociedade. Reeducação essa que não ignore ações contra os desperdícios. Quando estou falando sobre esse tema, tenho em mente os milhares de lares cuja agua e energia são os elementos que sofre mais abuso de desperdício e não só isso mas também onera a capitação, tratamento e consumo. Então a sustentabilidade é assunto somente das empresas?
Creio que a educação e sua sejam as duas grandes colunas que poderão trazer a lume a importância da sustentabilidade para nosso tempo. Sem elas o caos já se instala. Temos que pensar em como nos mudar.  Pois como já disse, o desequilíbrio ambiental tem grande força nos pequenos desperdícios que somados a todos os demais eleva o custo econômico e ambiental. Logo, caminhamos para o insustentável mundo dos homens. O mundo produtivo e econômico.
Manter a vida das civilizações tal qual temos hoje é algo ilógico para o meio ambiente. Isso porque as coisas precisam cumprir seu ciclo para ter tempo e força necessária de renovação. Se esse ciclo de renovação não acontece, logo se instala o desequilíbrio.
A chuva, o calor, o frio, a iluminação, os ventos e outros elementos não podem ter seus cursos mudados, sobre pena da terra ficar enferma e inadequada para sustento da presença humana. E por que isso? Nossa falta de percepção de nossos próprios atos cotidiana. Onde recorrer? Certamente não é no governo que iremos ter o poder de mudar o rumo das coisas. Mas esse tema também cabe à sociedade. É ele que deve evitar desperdício para assim conservar firme o equilíbrio entre a sociedade, economia e meio de produção.
Nossa falta de compromisso com o meio ambiente é nutrida pelo desperdício que praticamos . precisamos resistir fortemente o uso errada de agua e energia.
            É nesse sentido que sustentar deve ganhar outra conotação. Que sustentar venha ser  não uma teorias e sim com pratica de princípios de sustentabilidade. Nesse aspecto é preciso “desteorizar” a sustentabilidade para que a mesma venha fazer parte da vida de todos os cidadãos.
É assim que vejo a sustentabilidade eficaz. Ela seja não um tema para especialistas, mas uma realidade pratica na vida de cada pessoa no dia a dia. Pois cuidar do meio ambiente não é um esporte para torcedores e nem teóricos
Vejo que estamos diante de uma possível escassez dos recursos naturais, mas a civilização não se importa. Eles querem vender mais. Consumir mais e ficarem mais ricos.
Finalmente,  se quisermos mudar o rumo das coisas precisamos agir. Basta então que tenha força para escolher as mudanças que queremos fazer. Não podemos mais fazer parte de um cultura industrial que continua a destruir nosso mundo.
Creio que sustentar é uma ação para todos em todos os lugares. Podemos sim ser a geração que mudou o mundo fazendo nossa parte evitando desperdício. Lembra-te que não há crescimento sadio se não há ações que sustentável que a justifique. A falta de ação em prol da sustentabilidade pode ser um escolha sua, mas sua omissão em querer agir diferente poderá conservar a  Terra para as gerações futuras.

Por Jeorge da Silva Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...