quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jogo Ecologico inventado por Jeorge da Silva Rocha

Consiste em ajuntar um quebra-cabeça dividido em 6 partes. A figura deve lembrar uma paisagem da natureza. A figura escolhida poderá enfocar os dias especiais como: o dia da arvore, da água, do solo, do índio etc.

Como jogar

1- Tenha em mãos um dado de 6 lados com marcas de 1 a 6 ou numerado de 1 a 6.
2- Escolha um figura conforme o tema que se queira trabalhar para montar seu quebra-cabeça e a divida em 6 partes.
3- Corte a figura em 6 partes iguais e enumere cada parte de 1 a 6 correspondentes ao numero do dado.
4- Para montar o quebra-cabeça a primeira peça de corresponder ao lado do dado que tenha a marca 1 ou o numero 1. Para tanto, Jogue o dado e veja qual numero caiu. Por regra do jogo no inicio o dado deve cair no lado 1 para se pegar a primeira figura. Por exemplo: No inicio do jogo a primeira peça é a de numero 1 que deve está mistura a outras. Assim, ao primeiro lançamento do dado deve coincidir com o lado 1 que corresponde a figura 1 do quebra-cabeça. De modo que para começar a montar o quebra-cabeça o dado deve cair primeiro no lado com a marca 1 casa isso não acontece o jogador deve responder perguntas sobre o meio ambiente.
5- Para se pegar a figura 2 deve-se obedecer o mesmo principio ate formar o quebra-cabeça sucessivamente.
6- Por exemplo: Para eu pegar a figura 1 do quebra-cabeça preciso lançar o dado e torcer para ele cair no numero 1 ou lado 1. Caso aconteça o contrario, não pegarei a figura 1 devendo sortear uma das 50 ou 100 perguntas sobre o Meio Ambiente e responder-la corretamente para marcar pontos.
7- O jogo continua e ganha quem conseguir montar a figura em primeiro lugar e somar mais pontos.
8- Mas atenção! Se o perdedor do quebra-cabeça (aquele que não conseguiu montar o quebra-cabeça primeiro) mas tiver maior numero de pontos por ter conseguido responder um maior numero de perguntas, então o jogo ficará empatado.
9- O Critério de desempate se dará pela continuação de sorteio das perguntas e ganhará quem responder corretamente por sua vez a cada pergunta de meio ambiente. Nessa segunda fase as perguntas não poderão ser repassadas como na primeira fase. Devendo uma nova e diferente pergunta ser sorteada para cada jogador.





Inicie o jogo

1- Escolha quem vai lançar o dado primeiro.
2- Ponha o dando em um copo, ródio e lance-o para começar o Jogo. Para pegar a figura o dado precisa cair no lado correspondente.

3- O primeiro lançamento de dado deve corresponder ao lado de numero 1 que corresponde à figura 1 do quebra-cabeça. Caso o jogador acerte deve pegar a parte da figura corresponde ao numero 1 e começar a formar seu quebra-cabeça.
4 – suponhamos que no primeiro arremesso o dado caiu no numero 2, 3 ou em qualquer outro numero. Nesse caso o jogador deverá sortear um pergunta e responde-la corretamente para marcar ponto. Caso não saiba a resposta passará a pergunta o outro jogador.
5- A cada acerto nas perguntas anote um ponto ao participante. No final ganha quem completar o quebra-cabeça primeiro e tiver respondido maior numero de perguntas.
6 caso algum jogador venha a completar o quebra-cabeça primeiro, mas teve poucas perguntas respondidas (não acumulou pontos suficientes), o jogo terminará empatado.
7- O desempate acontecerá com o sorteio de perguntas diferentes para cada jogador ate que um erre sendo o Campeão Ecológico aquele que responder todas as perguntas corretamente.
Perguntas para os sorteios.
Dentro de um recipiente coloque de 50 a 100 em tiras de papel com perguntas sobre Meio Ambiente e dobre-as para serem sorteadas a cada vez que o dado jogado não corresponder ao numero da próxima figura.
Observação: faça sua própria lista de perguntas aproveitando seu contexto ambiental para elaborá-las.
Exemplo:
1- Como se chama o maior rio de nossa região?
2- Em qual região do Brasil nós moramos?
3- Você sabe o nome de algum rio de nossa região?
...100- Qual região do Brasil é a mais fria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...