quinta-feira, 15 de abril de 2010

CONCEITO DE Sistema de Gestao Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental pode ser aplicado em varias áreas das atividades humanas. Onde haja o uso de capital, infla-estrutura e bem como o uso continuo dos recursos naturais, ai cabe a implementação do SAG.
Uma empresa de qualidade será aquela cada vez não somente os lucros de suas atividades mais também aquele que estiver atenta para os princípios da sustentabilidade ambiental e um política que integre o ganho com a preservação do meio ambiente.
Muito se tem falado sobre SGA como instrumento de busca da qualidade de vida para as empresas e parece ser uma tendência contemporânea que as empresas busque cada vez mais modelo de empresa que gerencie não somente os lucros, mas também a saúde do meio ambiente.
Vivemos num mundo globalizado onde o modo de produção (o modo como as coisas são feita) é levado em conta. O pensamento é produzir, mas com eficiência, sem desperdício dos recursos naturais, sem provocar impactos negativos e nem danos químicos ao meio ambiente. É também na quantidade de gasto dos recursos naturais que se reconhece o nível de relacionamento de uma empresa para com o meio ambiente. Quem produzir sem poluir ou produz poluindo menos, conseguem sustentabilidade no mercado uma vez que consegui agregar valores ecológicos ao seu produto.
Para as empresas será de grande oportunidade aproveitar o contexto mundial para focar seu próprio projeto de sistema de gestão ambiental; pois isso será requisito para quem quiser ganhar mercado num mundo que se preocupa cada vez mais com a natureza.
A ISO 14001 é uma ferramenta que propõe uma política ambiental que respeite os vários setores e que traga a empresa algumas vantagens administrativas como custo benefício aliado a qualidade de vida dos empregados e da sociedade como um todo.
Antonio José Andrade dos Reis Júnior - Aluno da Universidade Católica do Salvador, graduando em Engenharia Civil conceitua sistema de gestão ambiental como sedo “a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas”.
A gestão ambiental é uma ferramenta para todos os setores das atividades humanas Não podemos conceituar sistema de gestão ambiental como nossa mentalidade voltada apenas para aqueles conceitos do espaço natural onde estão inseridos os ecossistemas. Há de se pensar que o centro urbano, a empresa e as indústrias como tal, são também são tipos de ecossistema embora artificial e carente dos recursos naturais e que para sobreviver precisa de boa gestão.
Podemos afirmar que o SGA pode nortear a necessidade humana de organização, de consciência de suas ações, domínio de suas atividades. Permitindo assim mensurar não somente lucros, mas os efeitos de suas atividades na natureza. Podemos inda conceituá-lo como sendo o desejo de se alcançar a qualidade e padrões desejáveis de custo beneficio, tanto para empresas como para indústrias e isso implica num continuo aperfeiçoamento das atividades nelas inseridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...