quinta-feira, 15 de abril de 2010

FORMAÇÕES ESTURAL DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS DE PARACATU

Secretaria Municipal do Meio Ambiente – possui vários departamentos. Educação ambiental, limpeza urbana, coleta seletiva de lixo nos seguintes bairros e outras atividades.
É de competência da secretaria municipal do meio ambiente o controla e cuidados do aterro sanitário onde é enviado para lá o lixo hospitalar, entulho de construção, animais mortos e o lixo úmido.
Segundo a Érika responsável pela parte de educação ambiental da secretaria, o aterro sanitário estava embargado, mas voltou a funcionar e sua capacidade já está esgotada precisando assim de um novo projeto para a construção de um novo aterro.
São órgãos que atuam em pasceria com a secretaria do meio ambiente: COPASA, CEMIG, ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental de Paracatu), MOVE – movimento verde. Policia Militar Ambiental. IGAM (Instituto Mineiro de Gestão da Água). SEPAL (Serviços de Penas Alternativas). Policial Militar Brigada de Incêndio. IMA (Instituto Mineiro de AGROPECUÁRIA) realiza fiscalização de defesa Sanitária. Atual no controle de venda e compra de agrotóxicos em lojas. Realiza blitz sanitária no transporte de animais vivos e vegetais juntamente com outros órgãos. Realiza o controle de morcegos hematófilos.
Há ainda a vigilância sanitária que atual na fiscalização de produção, transporte e comercialização de alimentos e outros produtos. AF (Agencia Fazendária)
O IEF (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais). Promove a conservação da flora e fauna e regula o controle da pesca. Em Paracatu atualmente desenvolve o projeto Água Viva que é um dos projetos que compõem o Programa de Educação Ambiental na Sub-bacia do Rio Paracatu. Coordenado pelo IEF, tem como foco a atividade de pesca e a conservação dos recursos hídricos, por meio da sensibilização e educação dos usuários do rio da região do noroeste de Minas, num processo de gestão participativa.
Esse projeto é realizado juntamente com parceria com a secretaria do meio ambiente do município de Paracatu como SEMAD.
O Programa de Educação Ambiental na Sub-bacia do Rio Paracatu é uma ação do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em conjunto com os órgãos que também compõem o Sistema: IEF, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e Polícia Militar de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...