quinta-feira, 15 de abril de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: O DESAFIO DE SENSIBILIZAR A ESCOLA, ALUNOS E VIZINHOS.

No novo milênio surge um novo tipo de desafio para o destino humano. Nações e lideres do mundo todo estão preocupados com o cotidiano do planeta terra. Essa preocupação envolve todas as classes, pois mexe com a segurança presente e futura de nosso planeta. A poluição é hoje o centro das discussões das autoridades e leigos.
Sabemos que não haverá soluções simplistas para o problema da poluição e de que o aquecimento global é uma realidade em nosso mundo, mas talvez ainda tenhamos alguma chance de inverter toda essa situação se usarmos as experiências negativas do passando para aprendermos com nossos erros e evoluirmos nos acertos por meios da educação ambiental nas escolas.
É pensando assim que buscamos o ambiente escolar uma vez é ele é possuidor dos instrumentos de mudança de educacional capaz de transformar e formar uma geração de cidadãos que valorizarem com responsabilidade a preservação do meio ambiente.
Nesse processo de educação transformadora a família e os meios de comunicação têm um papel importante. O de que o futuro da nação depende de cidadãos preocupados com o meio ambiente e como disse Cecília Meireles: “a única lição que é possível transmitir com beleza e receber com proveito; a única eterna, digna, valiosa: o respeito pela vida” (02/09/1930). É nesse sentido que a educação ambiental deve ser o instrumento de sensibilidade dos alunos quanto aos cuidados com o meio ambiente também é o cuidado com a nossa própria existência.
Pensando assim que procurei saber qual era o nível de conhecimento sobre o meio ambiente que os alunos da Escola Olendina Loureiro na cidade de Paracatu Minas Gerais tinham e se eles estavam dispostos a realizar experiências sobre o compromisso de cuidar do lixo produzido tanto na escola como em volta dela. É sobre isso que trata nosso projeto.

REFERENCIAL TEÓRICO
Faculdade de Tecnologia e Ciência - Educação a Distancia: Educação ambiental – Fundamentos da educação ambiental: ação permanente e transformadora. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Educação ambiental e a práxis pedagógica. Analises de questões ambientais emergentes. Organização dos planos de ação para a educação ambiental.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação - Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e Praticas em Educação Ambiental na Escola: POLÍTICAS ESTRUTURANTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Políticas de Educação Ambiental do Órgão Gestor: Rachel Trajber e Marcos Sorrentin: Educação ambiental na escola: tá na lei: Eneida Maekawa Lipai, Philippe Pomier Layrargues e Viviane Vazzi Pedro: Pensando sobre a “geração do futuro” no presente: jovem educa jovem, COM-VIDAS e Conferência: Fábio Deboni e Soraia Silva de Mello: Políticas de formação continuada de professores(as) em educação ambiental no Ministério da Educação: Patrícia Ramos Mendonça: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS : Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto: “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental”: Carlos Frederico B. Loureiro e Mauricio F. Blanco Cossío: Educação ambiental crítica: contribuições e desafios: Carlos Frederico B. Loureiro Entre camelos e galinhas, uma discussão acerca da vida na escola: Najla Veloso: Educação ambiental: participação para além dos muros da escola: Mauro Guimarães: Educação ambiental nos projetos transversais: Denise S. Baena Segura: Educação ambiental – ser ou não ser uma disciplina: essa é a principal questão?!: Haydée Torres de Oliveira A Escola Bosque e suas estruturas educadoras – uma casa de educação ambiental: Marilena Loureiro da Silva
JUSTIFICATIVA
A falta de informação e de dados reais junto à escola dificulta a ação efetiva de um projeto escolar capaz de sensibilizar os alunos de forma eficaz capaz de mobilizando os mesmos a terem uma educação ambiental que possam levar ao longo de suas vidas. Pois é disso que depende o futuro do planeta.
A morosidade das autoridades em elaborar uma política ambiental de ensino nas escolas, nos leva a refletir sobre qual o nível de conhecimento dos alunos tem sobre a preservação do meio ambiente na escola e fora dela.
Será que os alunos estão cientes de que eles têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente quanto cidadão do presente? E qual será esse papel? Ao menos não é o que aparentemente parece acontecer na Escola Olendina loureiro em Paracatu onde se observa resíduos no pátio e ao redor da escola.
Se a escola é um lugar de transformação educacional logo, não podemos deixar-la de fora do processo de uma educação ambiental eficaz capaz de mobilizar os alunos a comprometer-se por meio da interdisciplinar como a preservação do meio ambiente.
Sendo assim, todos nós precisamos participar de ações que envolva cada vez mais a sociedade e a escola. Pois, se a escola negligencia seu papel de formadora de cidadãos então o meio ambiente está sujeito a aniquilação e não somente ele, mas todo o futuro do planeta. Esse projeto tem a intenção de mostrar que é possível sensibilizar e envolver o aluno em questões ambientais sem comprometer as outras disciplinas e seu aprendizado mas, que é possível interagir conjuntamente nas interações interdisciplinar.

OBJETIVO GERAL

Esse projeto consta de três etapas: a primeira é o levantamento de dados sobre qual é o real nível de envolvimento que o aluno tem sobre preservação do meio ambiente. Se ele tem alguma atitude de preservação ambiental no dia a dia.
Num segundo momento sensibilizar os alunos a uma reflexão sobre a preservação ambiental.
Na terceira e ultima parte será a implantação de projeto eficaz de coleta de resíduos na escola e ao redor dela.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Levantar o conhecimento dos alunos por meio de questionários e entrevistas sobre a idéia da preservação do meio ambiente no nível de conhecimento dos alunos da 5ª série.
Realizar reuniões com palestras e apresentação de filmes que sensibilize os alunos e os vizinhos da escola para que identifique os pontos negativos que prejudicam o meio ambiente.
Nessa ultima etapa elaboraremos um termo de compromisso entre os alunos e os vizinhos da escola onde os mesmos se envolvam em um plano duradouro de coleta de resíduos produzidos pela própria escola e seus vizinhos.

MÉTODO
Mobilizar o corpo docente, vizinhos e alunos para o desafio da interdisciplinaridade participativa por meio de fórum (tema do fórum: meio ambiente e a minha escola). Levantar o problema e acolher todas as sugestões do fórum.
Utilizar ficha de questionário para os alunos sobre meio ambiente.
Entrevistar alunos e vizinhos sobre qual o nível de interesses dos mesmos sobre coleta dos resíduos sólidos.
Palestras sobre o tema escolha do fórum.
Exibição de filmes sobre o meio ambiente.
Exposição de cartazes usando como pano de fundo a agenda 21.


MATERIAL E CUSTO
Material Quantidade Custo
Caixa de som 01 500,00
Canetas 10 12,00
Cartazes 50 50,00
Data show 01 1500,00
Dv sobre meio ambiente 10 30,00
Papel A4 resma 04 150,00
Quadro branco 01 20,00
Retroprojetor 01 150,00
Teve 01 150,00
Pincel atômico 05 30,00
Lanche (diário) 50 200,00
Total 2.792,00


CRONOGRAMA
1º semestre de 2010.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2010
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SENSIBILIDADE ALUNO E A ESCOLA
Sensibilização dos alunos, vizinhos e o corpo docente JAN
X FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Aplicação de entrevistas e questionários aos discentes e avaliação dos questionários

X
Palestras, filmes sobre a preservação ambiental
X

Fórum aberto sobre meio ambiente
X
Festival de cartazes

X
Implementação do projeto de recolhimento de resíduos na escola


X

EQUIPE INTERDISCIPLINAR
Trabalhar com a direção da escola sobre o projeto. Um técnico em informática, uma secretaria para fazer as anotações. Corpo docente de Biologia, português, matemática e geografia e outros. Digitador. Cartazistas e outros voluntários.


BIBLIOGRAFIA
Torres, Haroldo e Heloisa Costa: População e Meio Ambiente: Debates e Desafios – Editora Senac, São Paulo 1999.

Demajorovic, Jacques – Sociedade de Risco e Responsabilidade Social: Perspectivas Para a Educação Corporativa. Editora Senac, São Paulo, 2003.

Esty, Daniel C. e Maria H. Ivanova (organizadores) Governança Ambiental
Global: Opções e Oportunidades, Editora Senac, são Paulo, edição brasileira 2005.

Veiga, Jose Eli da: Desenvolvimento Sustentável; Editora Garamand, São Paulo 2008.

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