quarta-feira, 19 de junho de 2013

MICORRIZA SUA COMPETÊNCIA NO ECOSISTEMA


É cada vez mais corrente o pensamento de que tudo que existe de necessário para uma planta crescer e frutificar, já está presente na natureza. E ainda mais quando se descobre que os nutrientes orgânicos do solo favorecem um meio ambiente equilibrado e produtivo.

Sem muito usar a química sintética no solo, o manejo adequado do solo, pode oferecer colheitas mais abundantes e lucrativas a baixo custo.

Por muito tempo, os produtos sintéticos (adubos e pesticidas) bem como a nova transgenia, vêm trazendo ao homem do campo a promessa de eficácia e lucro na produtividade de alimentos. No entanto, os gastos com os chamados “pacotes agrícolas” expõe o solo à fragilidade de proteção ao bioma local.

O uso de produtos químicos nas lavouras sempre foi algo de controvérsia, pois seu uso de forma inadequada pode aumentar o surgimento de novas pragas devastadoras da flora e fauna nativa. Dessa forma, parecido com os antibióticos que tomamos quanto mais usamos de forma errada os fertilizantes e pesticidas no solo, mais fortalecemos o surgimento de pragas difíceis de serem combatidas.

Mas essa não é um preocupação das multinacionais que comercializam seus pacotes visando somente o lucro enquanto vemos e assistimos o surgimento de plantas e praga que enfraquecem o plantio exigindo que os agricultores gatem mais e mais no uso desse  produtos sintéticos quando na verdade deveríamos usar o manejo e os produtos orgânicos com mais competência

Não digo que os produtos sintéticos não são importantes. Claro que são. E que não são eficientes. Claro que são eficientes. O que estou tentando dizer é que precisamos olhar para o solo com maior atenção e com profundas analise. Pois pode ser que mediante os adubos orgânicos com manejo correto dinamizamos o processo de micorrização das plantas e ai tornaremos a produção no ativa e eficiente. Para tanto é necessário paciência e muito trabalho como estão fazendo países como USA, EUROPA, INDIA e outros mundo a fora.

Assim, com o manejo correto e adubos orgânicos eficientes ativaremos um processo que Deus nos deu de grátis. A micorrização.

A adubação química pode ajudar a corrigir alguma carência do solo tipo a falta de nitrogênio, fosforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e outros, mas não pode ser a única forma de plantar. Uma analise bem feita do solo dirá que espécie de micorriza devemos desperta no solo e levantaremos os ganhos na lavoura.

A síntese queremos dizer que o processo de micorrização melhora a absorção de nutrientes das plantas acompanhada de uma profunda analise dos solo, manejo adequando do plantio e aproveitamento dos nutrientes orgânicos. A micorriza está presente em todo solo e muito mais no solo tropical então pessoal vamos correr atrás de informação e novas tecnologias e assim conseguiremos visualizar um muito sem fome com uma agricultura sustentável. Abraços! (não sou um especialista em nada, mas sou um visionário-Jeorge) *esse texto carece de correção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...