terça-feira, 21 de junho de 2011

NOSSA CULTURA, NOSSA POBREZA ECOLÓGICA.

    Quando estive na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte (olha que já fez tempo) passei pelo rio Abodi e achei lindo. Disse a um amigo que que mora la, a maior riqueza da cidade deveria ser aquele rio. Infelizmente ele me disse que não era bem assim. O rio cheirava mal, pois indústrias jogavam todo tipo de dejetos em sua agua. Que incoerencia! Um rio lindo e caudaloso que deveria servir de fonte de vida se torna objeto de desprezo.
    Nesse sentido, penso que cuidar do meio ambiente é mais que educação é trabalhar contra uma cultura que se enraizou em nós mesmos. cultura essa nao adiante muito ir a igreja para orar para que não venha catástrofes ambientais, quando ao mesmo tempo contribui para que elas aconteçam.
    Um exemplo disso são os nossos rios e a agua que usamos no dia-a-dia. Nossa agua precisa ser usada de forma correta, mas não fomos educados para isso. Exageramos. Usamos a agua por puro prazer para lavar carros, calçadas e ruas ainda nos causa, e isso é ignorância trágica de nossa parte.
    Usar a agua de forma ecológica (racional) é ter consciência do outro. É ter consciência da vida. É ter consciência de que a minha ação individual afeta também o coletivo.
    A ideia de que no Brasil há  abundancia de agua trouxe a nós a falsa cultura de que se pode gastar a quantidade de agua que quiser e ela não faltara a nós. E é ai que está nossa maior pobreza e engano ecológicos.
   Nossa geração ainda desrespeita a possibilidade da escassez de agua basta olharmos os projetos hidrelétricos, a expansão dos produtos de agrotóxicos, bem como, a contaminação da agua por produtos industriais. Nossa agua está envenenada e em breve nós tambem estaremos. Como combater essa cultura de perversao contra a agua?
    Para quebrar esse paradigma do desperdicio e contaminação da agua necessitamos educar sim mas muito mais do que isso. precisamos de campnhas de mobilização que saia as ensinando a nossa gente que a agua pode sim um dia faltar e podemos fazer o uso dela  de forma correta e eficaz.
    Será dentro dessa mobilização educativa que alcaçaremos as industrias, as donas de casa e as empregadas ajudando-os no processo de maturidade ecológica quanto ao uso da agua.
    É urgente uma mobilização de educação ambiental mais efetiva junto a sociedade. É nesse tipo de trabalho que vejo oportunidade de mudaça quanto ao uso da agua.
   Nesse sentido a educação ambiental precisam ir além da educação formal para se sobressair como ferramenta pratica que seja capaz de fazer com que cada um de nós reveja suas ações no trato com agua. A mobilização em prol do uso correto da agua precisa ser feita pois somente assim venceremos nossa cultura do desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...