domingo, 5 de junho de 2011

Mudanças Climaticas

       O continente brasileiro aquele tal qual cantando nos versos dos poetas como sendo uma terra sem terremoto, vulcões e grandes tempestades, já não é assim mais. Somos também um país atingido pelas mudanças climáticas. É só observamos nosso senário. O aumento das chuvas intensas inundando cidades ou destruindo plantações inteiras já é um prova de que nós também entramos na rota das mudanças climáticas.
       As mudanças climáticas com chuvas intensas e calor anormal já são realidade para nós. Podemos sentir no mesmo mês (e não mais dentro do período das estações do ano) mundas climáticas significativas alternando calor, chuva e frio em período de dias.
      Esse ano já fez frio no mês de março e no mês de junho que deveria ser o período com frio mais intenso, enfrentando calor. As infecções respiratórias estão mais acentuadas. Vírus e bactérias mais resistentes e não há ser humano capaz de respirar aquentar tais mudanças sem sofrer. O ser humano pode sim, ate se adaptar a essas mudanças, mas animais e a vegetação mais frágil estarão ameaçados.
      O que fazer? Precisamos reflorestar. E reflorestar já. Principalmente nosso cerrado tão devastado hoje pela pecuária e agricultura. Não que a agricultura e a pecuária é um retrocesso para o meio ambiente, mas que precisamos dá atenção especial para o reflorestamento das áreas devastadas e que foi inutilizada pelo uso errado da terra, pois essa situação não pode ser vista somente do lado do pensamento financeiro, porque o que está em jogo é a vida de todos nós.
      Sabe-se que as florestas e matas influenciam na quantidade de chuva para cada região. Pois se as matas foram derrubadas como consequências teremos menos chuva com secas prolongadas trazendo assim, prejuízo a todos.
      Mas problema do clima deve seguir mais adiante. Teremos consequências mais profundas do que imaginamos. Mutações inimagináveis de fungos, bactérias e vírus vêm sendo notado em todo mundo. A contaminação dos rios e oceanos contribui para esse fato.
      Sendo assim, as mutações serão inevitáveis. E como consequência, teremos cada vez mais doenças bacteriológicas mais agressivas e chuvas mais intensas em nosso mundo e em nosso Brasil.
      Esperando que o Brasil venha dá uma resposta rápida na questão do desmatamento e do reflorestamento. Nossa esperança é que o novo código florestal venha provocar um desejo de cuidar melhor no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...