quarta-feira, 14 de abril de 2010

Poluição, percepção e a dificil solução dos problemas.

A poluição é um fenomeno em todas as cidades e na bela cidade de Paracatu nao é diferente pois quando perguntados sobre qual tipo de poluição que afeta diretamente suas vidas, o ruído foi o mais citado.
é Sabdio que O ruído está presente na vida humana em sociedades inclusive no campo. O som dos carros, o ruído das maquinas, a batucada das festas (carnaval, e carnaofolia com seus trio eletrico) estão na lista das reclamações lembradas.
Perguntados sobre se teriam feito alguma coisa para mudar a situação, a maioria disseram que não. O que mostra certa acomodação ou falta de incentivo para mudar a realidade local. Na verdade, todos nós ao longo da vida "civilizada" vamos nos "conformando", nos "acomodando" em aceitar "socialmente" todo tipo de barulho. Essa sujeição se dá talvez por não querermos confronto com quem está nos prejudica.
O que se pode fazer para mudar tal situação? Creio que o caminho é informar e educar o cidadãos. O governo, o ministerio puplico e sociedade precisam se unir para desenvolverem politicas educativas eficaz levando a mobilização em prol da preservação do meio ambiente.
O tecnólogo ambiental tem ai o seu papel fundamental, pois poderá mobilizara comunidade onde vive organizando campanhas educativas para juntos (sociedade e governo) resolvam as deficiências ambientais espefica em casa local.
Um outro problema levantado em nossa pesquisa foi o dos resíduos sólidos em Paracatu. A coleta do lixo (resíduos) é o problema que mais incomoda os cidadaos entrevistados. Será que não há seleção e coleta do lixo na cidade? Claro que sim. Paracatu, diga-se de passagem, é uma cidade limpa. Talvez em alguns bairros a coleta de resíduos ainda tem sido insatisfatória. e isso se dá não por parte da prefeitura mas, por faltar mobilização dos cidadaos prejuticados em querer resolver seu problema de coleta de lixo.
Todo cidadao precisa enteder da importância de separar seu próprio lixo colocando-o no dia e hora certa para ser colhido, e nao somente isso, mas reivindicar a coleta em seu proprio bairro. pois a velha maxima ainda permanece: "ruas limpas se torna o cartão postal de uma cidade".
Diante dessas duas questões de poluição sonora e coleta de lixo foi perguntado aos entrevistados se eles tinah feito ou estava fazendo alguma coisa para melhorar a situação de incomodo. 50% disseram que nada tinha feito, enquanto os outros 50% havia procurado resolver problema. Isso pode indicar que embora a população afeta a todos, somente a metadeque se preocupa em dá solução ao problemas.o que nos dá a idéia de que pessoas estão sim preocupas com seu Meio Ambiente mas muitas vezes não sabe o que fazer e onde recoorer. A pergunta é: o que falta para os outros 50% se envolverem e preocuparem mais com o meio ambiente? Uma coisa é certa. A solução para nossos problemas ambientais não passa somente pelo poder publico e sim, por uma resposta direta de toda sociedade, visto que o meio ambiente sadio é um direito de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...