quinta-feira, 15 de abril de 2010

INOVAÇÕES COMPETITIVIDADE E MEIO AMBIENTAL

A inovação empresarial começa quando se busca agregar novas formas de se produzir um bem e qual será seu impacto socioambiental ao consumidor final, e qual será sua importância a nível do bem social, dos valores econômicos e da preservação dos recursos naturais.
As indústrias e empresas não podem mais visar somente o lucros, (não há nada de errado nisso), mas também deve começar a pensar em como produzir produtos de excelente qualidade reduzindo o impacto ambiental, os custos ao consumidor e a promoção do bem esta social.
A inovação industrial será a grande provocadora de grandes mudanças em todo mundo. Já que é preciso um novo modelo de se fazer e produzir bens e serviços. Ao meu vê as grandes marcar deverá inovar melhorando seus produtos pensando em reescrever um novo modelo histórico de ser empresa ou indústria. Tal modelo de produção deve seguir padrões ecológicos levando em conta os fatores de produção, consumo dos recursos naturais, economia de produção e verificar quais são os custos finais para consumidores e para o meio ambiente.
Precisamos inovar. Mas o que é inovar se não o ato de antecipar novas formas de se fabricar, produzir, transformar, captar recursos naturais, alocação de bens e produtos ao um mundo que exige cada vez mais certo grau de consciência ecológica e social? O momento exige uma maneira nova de se fazer às “coisas” sem agredir o meio ambiente, sem elevar o preço ao consumidor final e sem degradar os recursos naturais.
A inovação será um novo memento para novas marcas de produtos que defenda a preservação do meio ambiente e que provoque no lucro justiça social. Nesse aspecto a forma de ser empresa ou indústria não mais será a mesma; uma vez que estará agregada a linha de produção não somente lucro em sim, mas também sua contribuição para a construção de um mundo mais saudável e prospero para todos.
O momento exige gerenciamento aberto e cooperadores capazes de formar uma nova mentalidade nos setores de produção e consumo de bens e serviços.
Inovar exige a quebra de paradigmas das velhas estruturas que ate agora “produziu” moldada no lucro e no preço de forma exacerbado e não levaram em conta os aspectos da economia dos recursos naturais, aspectos esses tão importantes para o nosso tempo.
A fase industrial européia em si foi uma inovação para sua época. Os homens deixaram o campo e foram para as fabricas onde se exigia conhecimento técnico e normas de segurança. Se em sua primeira fase a fabricas causou muito prejuízos a saúde e ao meio ambiente, hoje não mais queremos seguir aquele velho modelo de se produzir bens e serviços. Queremos sim empresas que agreguem valores sociais e ambientais a seus produtos e não queremos empresas que buscam somente somar o trabalho aos seus lucros, não se importando em agregar valores como o bem social e preservação do meio ambiente. E de certa forma o velho modelo de industrial ainda perpetua nossa cultura empresarial ainda hoje. Prova disse se vê quando indústrias e empresas utilizam de forma irresponsável os recursos naturais visando somente o lucro.
Se aquele primeiro momento da indústria não levou em conta a preservação do meio ambiente e nem a promoção do bem social, então a geração contemporânea se vê obrigada a administrar modelos de indústrias e empresas diferenciados daqueles modelos viciados em poluir o meio ambiente e com o pensamento voltado a quantidade e ao lucro. A pergunta é: haverá tempo para implementarmos novas políticas de ser indústria ou empresas onde haverá responsabilidade ambiental e socioeconômica? Ou melhor: haverá tempo para a criação de um novo modelo de ser empresa ou industria que abrange em sua linha de produção sem prejuízo ao bem social e que não afete a qualidade do meio ambiental? Quem tem a resposta?
São as empresas e indústrias gerenciadas por pessoas e como tais deveram buscar modelos novos e novos processos de inovar na produção de um bem ou serviço cujo valor final deve levar em conta a semântica social e ambiental. Sendo assim, modelos novos de ser empresa e indústria devem surgir em toda parte do planeta. Essas novas empresas incorporarão elementos ecológicos no processo de produção, e não somente isso mas também terão que incluir a Economia Ambiental com seus recursos naturais incluídos em seu produto final.
As empresas inovadoras assumem cada vez mais seu papel socioambiental. No entanto é preciso que se diga que a responsabilidade socioambiental ainda é um tabu para a maioria das empresas no Brasil. Basta um olhar superficial em nossas ruas e avenidas para enxergarmos essa realidade. Sacolas entupindo bueiros, baterias de celular exposta junto ao lixo orgânico, garrafas plásticas jogadas na rua, etc.
As empresas precisam progredir e não somente economicamente, mas também em suas responsabilidades social e Ambiental. Hoje já se ouve falar em inovação aberta que seria uma nova forma de repensar as atividades da empresa compartilhando as experiências de outras empresas para assim experimentar a melhor forma para aplicabilidade das inovações em cada setor empresarial. Assim, um novo modelo de ser empresa começa a se desenhar mesmo que a passos lentos, pois para um contexto de mudanças deve haver sensibilidade, capacitação, apoio técnico, a criação de novas estruturas ou redes de gerenciamento e mobilização. Tudo isso deve servir de instrumentos que agregue uma relação de valores para um projeto industrial ou empresarial que promova ganhos econômicos, sociais e ambientais beneficiando a sociedade como um todo. É assim que deve caminhar a inovação empresarial nesse novo milênio.

Maranhão, Tiago. Inovação na base da pirâmide. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação. http://planetasustentavel.abril.ig.com.br/home/
LOPES, Jose Ricardo de Moraes. Economia, meio ambiente e gestão empresarial , Rio de Janeiro: FESV,

OlLIVEIRA, Ubirajara Aluizio. Economia, meio ambiente e gestão empresarial. UERJ – Universidade do Estado do Reio de Janeiro.
SOUSA, Luis Gonzaga. Ensaio de Economia. http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-ens/6.htm

WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. Escala Econômica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_escala

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