sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

FALTA DE ÁGUA O DRAMA PARA OBTER E CONSERVAR

Muito se fala da transposição do rio São Francisco para ajudar milhões de nordestinos que sempre viveram com pouca água para seu sustento. Nessa região pessoas, plantas e animais sempre conviveram com pouca água.  A questão no entanto é  o agravamento da falta de chuva em todo território brasileiro. Fenômeno que se nota a cada ano ser mais intenso. O nordeste que antes era visto como região seca do país, agora vê o certo-oeste e o sudeste sofrem as consequências da seca.

É óbvios que as mudanças climáticas chegaram para valer em nosso continente. Uma imensa bolha seca e quente envolve nosso clima numa espécie de parede onde as nuvens carregadas não conseguiram penetrar-lá.  Com isso o resultado foi:  maior onda de calor no certo-oeste  e no sudesde o que tornou a evaporização da água dos rios e lagos mais intensa. Provocando seca severa. Comprometendo o clima com baixa umidade que tanto prejudica a saúde das pessoas,   plantações e animais. Com isso a agricultura foi comprometida e podemos ter  escassez de alimento. Alem do que, a seca  pode levar aou blecaute de energia prejudicando as indústria.

Com todos esses acontecimentos logo surgem "as  soluções". São Idéias e invenções que prometem acabar com o problema da falta de água. Mas será que elas são soluções de verdade ou mais um problema para o meio ambiente?  Por exemplo surgiu a ideia de se evitar a evaporização da água usando uma espécie de pó químico cujo propósito é manter a água por muito mais tempo no ambiente. Tal substancia se espalha e cria um película protetora reduzindo as adulações naturais na superfície da água, diminuindo com isso a área exposta ao calor do sol, dificultado assim a evaporação da água em açudes e represas.  Mas se isso for usando em escala mundial, não interferiria no processo natural do ciclo da água? 

Outra engenhoca promete tirar água potável do ar. imagine se todo cidadão tiver uma maquina dessa?! Se você tira a umidade do ar o que fica ao redor?  


Ao meu vê a melhor forma de se obter água é plantando arvores. As florestas são nossos grandes rios de água. Sim. é isso mesmo. Sem floresta não tem umidade suficiente para ser distribuída e com isso o solo quente sem vegetação cria bolhas de calor e o clima fica mais seco. Somente o reflorestamento pode devolver a água perene aos rios e fontes de nosso país. Pense nisso.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...