segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Ameaça da Helicoverpa Amigera

      A lagarta que devora plantas e sementes é um realidade nos campos do pais. Ela sofre de polifagia que é a fome frequente em demasia. Essa fome sem fim está causando prejuízos em diversas culturas agrícolas. 
      A helicoverpa armigera come de tudo que estiver disponível e  não somente um cultura especifica, pois ja fora visto também comento urtigas.
      Resistente a agrotóxicos nada para essa criatura da fome. Até o presente momento os esforços tem sido em vão para o aniquilamento da praga, parece que ela veio para ficar e perturbar os agricultores.
      Alguns agricultores estão fazendo o controle biologia usando um vírus que paralisa a praga e a faz secar. Em Paracatu estão usando pesticidas com açúcar para atingir a cepa ou o seu estagio ninfa.  
        Sendo um inseto voraz devora milho, tomate, soja e algodão o combate da praga não deve ser feito isoladamente para que não haja a multiplicação e o aumento ainda mais de sua resistência no campo.
              Pesquisadores dizem que é possível o controle da praga se houver praticas (manejo) adequadas. Como já disse, em nossa região agricultores estão usando a mistura de açúcar e inseticidas para atingir a cepa mas, mesmo isso não evita os prejuízos. A lagarta da fome não para.
       Segundo o IMEA, os prejuízos estimados para as colheitas é em media de 1,6 por saca de soja considerando a ocorrência media da armigera. A lagarta parece ter fome de gente grande. Ela come de dia e de noite. Folhas, semente e caules secos ou verdes. Ela é mesmo um desafio.
       A helicoverpa armigera é uma praga que preocupa e os agricultores e autoridades e precisamos do conhecimento e pesquisas para não somente monitorar-la mas fazermos o controle em conjunto com os órgãos técnicos e com todos os agricultores uma vez que cada cultura tem suas peculiaridades.
      
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...