sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SUSTENTABILIDADE, O DESAFIO DA TECNOLOGIA


A geração presente deveria se importar mais com a cultura de sustentabilidade e nem tanto com a cultura do consumismo.

Nosso estilo de vida nos arremete a um beco sem saída quando o assunto é o meio ambiente. E se for verdade que o meio ambiente é a gente quem faz, ai a coisa pega, pois estamos fazendo tudo de maneira errada.

         Nossa forma de produzir alimentos e bens acelera o processo de esterilidade da terra, da agua e do ar. uma vez que  o solo não tem descanso.  A ganancia de riqueza leva agricultores a usar cada vez mais grande quantidade de pesticidas, fungicidas e agrotóxicos o que deixa o solo pobre fazendo com que outros lugares sejam desmatados para novos plantios. Criando assim o ciclo da ganancia.

O desperdício de alimento é outro fator que acentua o ciclo da ganancia um vez que alimentos deve ser selecionados para o comercio ter lucro cria-se a necessidade de  se produzir mais e mais cada ano. Essa realidade gera a demanda por mais ocupação de terra, mais desmatamento do cerrado, mais consumo de agua, mais uso de combustível, pesticidas e energia. Assim o meio ambiente é sufocado.

Somando tudo isso ao contexto econômico de alto consumo de carros, aviões, aparelhos dos mais diversos chegamos ao inevitável aquecimento global. Continuando com essa pegada dos recursos ambientais o desastre é eminente.

Talvez o grande desafio da tecnologia seja saber exatamente o quanto produzir, o que produzir e onde produzir. Se essa equação for resolvida, certamente que toda cadeia produtiva ganhará objetivos de produção de forma planejada e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...