domingo, 15 de dezembro de 2013

Brasil, o presente desafio de produção e de sustentabilidade.

O Brasil é hoje dos país com maior vocação agrícola e pecuária do mundo. E nesse sentido terá que optar ou pela preservação de seus biomas ou pelo desmatamento para seu crescimento econômico. E entre o crescimento econômico e a preservação ambiental temos o desafio da sustentabilidade.

O crescimento população mundial obriga as noções a produzir alimentos em escala cada vez maior. Há milhões de famintos no mundo e o Brasil que tem uma vasta área agrícola poderá ampliar ainda mais essas áreas para a produção de alimentos.

A questão, no entanto, é como agregar a necessidade de crescimento econômico aos princípios de sustentabilidade?

Como já tenho tido em outras reflexões. Nosso meio de produção de um modo geral é um meio vicioso de degradação ambiental. A produção de bens e serviços ao longo dos tempos tem tido um padrão que incomoda o bom senso por ser incompatível com conceito de sustentabilidade. Pois o que é a sustentabilidade se não satisfazer nossas necessidades sem promover ou comprometer o meio ambiente interferindo na capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades.

Creio que toda nossa cadeia de produção para ganha sustentabilidade nesse momento crucial da humanidade, precisará ganhar uma nova “dinâmica”. Devendo não mais pensar em acumulo de bens e riquezas, e sim em se preocupar em como agregar novos conceitos sobre produção, consumo e descarte dos subprodutos usado por cada ser humano nesse planeta.

A dinâmica para se produzir bens e serviços sustentáveis deve ser a razão última de cada pesquisador e em todas as áreas da cientifica. As várias ciências precisam mais do que nunca, se unirem em busca de novos processos de produção de tecnologia limpa onde a população terá acesso a produtos agregados aos princípios de sustentabilidade. Do contrario, teremos uma aniquilação da natureza pela inrazão humana.

Para Henri Acselrad, a motivação central da sustentabilidade na ótica da eficiência é, portanto, o combate ao desperdício da base material do desenvolvimento, a instauração da racionalidade econômica na escala do planeta, a sustentação, enfim, do mercado como instância regular do bem estar dos indivíduos na sociedade.

Nesse sentido resta ao Brasil pensar em sua vocação, pois sua escola terá consequência uma vez que para produzir alimentos terá que optar pelo desmatamento. E se optar pela preservação ambiental poderá sofrer ate invasão de outros países flagelados pela fome e sede. O que fazer? O Brasil deve buscar apoio em sua classe de cientista, pensadores e outros que o ajude a encontrar o caminho da Sustentabilidade. Ou seja, o uso do meio ambiente sem degradá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Superbactérias - Invasoras do corpo humano

Mesmo em corpo saudável, as bactérias costuma causar problemas. Com o aumento dos alagamentos e terremotos é possível que várias superbacté...