quinta-feira, 15 de abril de 2010

INOVAÇÕES PRODUTOS E REDES

A inovação tem o seu ponto central baseado no conhecimento e na tecnologia. Em economias mais avançadas como Japão, Estados unidos, Canadá, Alemanha e outros dão um valor muito grande aos elementos que provocam inovação tais como: conhecimento, criatividade e tecnológico de ponta. Esses elementos são na verdade os ingredientes da inovação que agregados na dinâmica de produção gera marcas e produtos de excelente qualidade e de baixo custo e ecologicamente corretos com menos emissão de poluentes na natureza, com menos consumo de matéria prima e com possibilidade de reciclagem de parte do produto ou de seu todo.
Repensar a forma correta de se produzir bens e serviços de como esse mesmo produto chegará ao consumidor final é a temática da inovação do século 21. Também faz parte desse processo a economia de produção bem como a utilização correta dos recursos naturais.
Daqui para frente, ao se comercializar um certo tipo de produto as empresas e clientes deve devem levar em não somente o crescimento econômico daquela empresa, mas também o bem social, a preservação do meio ambiente, e aplicação de novas tecnologias. Para que assim seja, esses produtos terão valores agregados dentro de um contexto de conhecimento multidisciplinar, daí a necessidade profunda de se busca a homogeneidade tecnológica, conhecimento em varias áreas tais como: ambientais, econômica, social, empresarial, produtiva, infra-estrutura e outros recursos.
O momento contemporâneo exige responsabilidade social e preservação dos recursos naturais em qualquer atividade que se projeta a fabricar ou transformar matéria prima em bem de consumo. É a partir de essa necessidade que um produto antes de ser lançado no mercado precisa ser inovador enfatizando com isso novos processos ou formas produtivas capaz de interagir com as necessidades humanas o lucro e os benefícios ao meio ambiente sejam satisfatórias cumpridas assim às exigências de mercado.
O NOVO MOMENTO exige também uma nova forma de circulação de mercadoria. E nesse aspecto as redes é uma nova forma inovadora de produzir, circular mercadoria e produtos.
As redes dão aos produtos uma dinâmica para além Estado. Nesse contexto produtos e mercadorias no mundo globalizado não tem mais fronteiras, enquanto o Estado somente intervém de forma fraca ou para ajustar as condições econômicas ou para equilibra a patamares sociais suportáveis os preços de certa mercadoria ou bem e serviço.
As redes permitem que certo tipo de bem ou serviço circule num mundo sem fronteiras. E não somente bens e serviços, mas também, o conhecimento e a troca de experiência em determinados setores produtivos. E graças a esse meio poderoso das redes industrias, empresas e fabricas pode extrai a matéria prima em um determinado pais e beneficiá-la em outro. A inovação no jeito de se fabricar e comercializar determinados produtos trouxe maior mobilidade as empresas que pode contratar mão de obra mais especializadas em determinado pais e assim praticar o preço do produto. É o que está acontecendo nesse exato momento de crise americana entre a GM e na Chrysler. O governo americano injetou milhões de reais para que não houvesse demissão no setor automobilística que emprega milhares de pessoas. No entanto a atual administração da GM não apresentou ao governo um projeto de inovador e ao invés disso pediu mais dinheiro. A resposta do governo America foi pedir a imediata função entre a GM e a Chuysler demitindo a parte administrativa da GM e para nosso orgulho um brasileiro deve assumir com a experiência que já possui de construir aqui no Brasil carro mais econômicos e Baratos certamente será um sucesso na terra dos yanques. Se vai dá certo o tempo nos dirá.
Outro exemplo inovador de produto tecnológico que consumiu investimento, inovação e tecnologia foi realizado pelo Massachusetts Institute of Technology, que investiu 6,9 milhões de dólares no desenvolvimento de prótese de pé e tornozelo capaz de reproduzir o trabalho de músculos e tendões de forma quase perfeita de quem deve sua perna amputada ou mutilada a baixo do joelho.
A fabricação desse produto consumiu muito investimento intelectual, econômicos porem não levou em conta seu valor final uma vez que 30 milhões de seres humanos que teve sua perna amputada a abaixo do joelho não tem condições de pegar os 20 milhões para adquirir a tal prótese biônica.
Nesse caso a inovação deve ainda continuar sobre tal produto para baratear os custos ao consumidor final, uma vez que deve haver aquela tão fala multidisciplinaridade, no casa aqui, tal invento inovador deveria favorecer aos mais pobres o direito de uma vida normal.
Esse é um claro exemplo de que um produto pode ser inovador, mas ao mesmo tempo inacessível ao consumidor final pelo alto preço da oferta.
Outro produto que afeta a vida econômica de todo brasileiro é o preço da gasolina. A Petrobrás que é uma empresa modelo em tecnologia, preservação do meio ambiente e inovação produz excelente qualidade de combustível. No entanto ao passar seu produto aos revendedores, tal produto é descaracterizado pela ambição desses mesmos revendedores, que adicionam produtos químicos não permitidos pela legislação brasileira para obterem mais lucro nas vendas. Nesse caso a gasolina deve sofrer inovação tecnológica não somente em sua produção mas também em sua distribuição de venda ate chegar ao consumidor final intacta e livre de misturas.

Maranhão, Tiago. Inovação na base da pirâmide. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação. http://planetasustentavel.abril.ig.com.br/home/
LOPES, Jose Ricardo de Moraes. Economia, meio ambiente e gestão empresarial , Rio de Janeiro: FESV,

OlLIVEIRA, Ubirajara Aluizio. Economia, meio ambiente e gestão empresarial. UERJ – Universidade do Estado do Reio de Janeiro.
SOUSA, Luis Gonzaga. Ensaio de Economia. http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-ens/6.htm

WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. Escala Econômica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_escala

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